3 práticas de como aprendi muito SQL na minha vida

3 práticas de como aprendi muito SQL na minha vida
Guilherme Silveira
Guilherme Silveira

Compartilhe

Estudando! Rá!

Meio óbvio, né? Porém, qual foi a sacada para o meu aprendizado? Bora desvendar o mistério :)

Estudar um pouco todos os dias

Estudar um pouco todos os dias é cientificamente comprovado como eficaz. Faço isso todos os dias da minha vida. Se está gostando de aprender assim, junte-se a mim também na lista do expert Sérgio Lopes sobre boas práticas de Javascript. Seja um de nós.

Banner da Escola de Data Science: Matricula-se na escola de Data Science. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Faça cursos

Você já começou com essas boas práticas, mas não deixe de fazer cursos, claro :)

Criei mais de 50 cursos na Alura, e já assisti literalmente mais de 150. Haja estudo!

30 minutos por dia é uma meta animal!

Discuta as práticas com seus amigos

Questionar e ser questionado faz parte do aprendizado. Manda um whatsapp para um amigo agora. Isso agora. Fala "nunca mais vou usar stored procedure". Ou "se lembra aquele delete que eu fiz ano passado?". Puxa o assunto! Me conta o que aconteceu?

E aí, mandou? Já mandei pro meu irmão, estou esperando a resposta dele.

Guilherme Silveira
Guilherme Silveira

Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

Veja outros artigos sobre Data Science