5 passos para aprender a programar

5 passos para aprender a programar

Está começando agora a sua carreira como programador? Ou então nem começou mas precisa de um "empurrãozinho" para dar o ponto de partida? Então da uma olhada nessas dicas que farão toda a diferença para você trilhar a sua jornada!

1 - Escolha uma linguagem de programação.

Em diversos grupos, redes sociais ou em qualquer tipo de comunidade de estudantes/programadores uma das maiores dúvidas de qualquer pessoa que está começando é:

"Qual linguagem de programação devo começar?".

Para esse tipo de pergunta, é bem comum obtermos diversas respostas, como por exemplo, C, Java, C#, C++, Ruby, Python, PHP, JavaScript entre diversas linguagens que temos atualmente.

Entretanto, quando estamos começando, a linguagem em si não importa, pois a lógica é a mesma para todas as linguagens!

Nesse exato momento, você pode estar se perguntando:

"Se a lógica é a mesma para todas, pouco importa qual linguagem eu devo utilizar?".

Teoricamente sim, porém, na prática, recomendo fortemente que escolha uma linguagem que tenha menos barreiras na curva de aprendizagem.

Em outras palavras, linguagens como por exemplo o JavaScript, que pode ser escrito em qualquer editor de texto e executado em qualquer navegador (até mesmo o IE em versões não tão antigas), é uma ótima escolha, pelos seguintes motivos:

  • Não precisa instalar uma ferramenta específica para codificar.
  • É uma linguagem de fácil aprendizagem.

Não à toa o nosso curso de lógica de programação, que foi totalmente regravado e melhorado esse mês, utiliza JavaScript.

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

2 - Práticar gera mais resultados do que teoria

Além da linguagem, um dos pontos principais quando estamos aprendendo é justamente a prática. Mas como assim a prática?

Até hoje não conheci nenhum programador que só aprendeu na teoria!

É isso mesmo, colocar a mão na massa, tentativa e erro, praticar diversas vezes até compreender um conceito ou algo novo que viu, faz parte do dia-a-dia de qualquer programador.

Portanto, tudo que você escutar, ler ou assistir, coloque em prática! Pois quanto mais praticamos, mais compreendemos.

Por exemplo, já tiveram diversas vezes que eu só fui entender o que realmente o meu código estava fazendo na quinta vez que o implementei!

E confesso que foi a partir dessa sensação de "domínio do que estava fazendo" que eu comecei a me apaixonar por programação.

3 - A lógica de programação em primeiro lugar

Uma das dicas mais importantes (se brincar a mais importante de todas) para qualquer iniciante é procurar aprender, antes de tudo, a lógica de programação.

Mas por que a lógica de programação? Por que não Orientação a Objetos, ou programação funcional, ou estrutura de dados ou qualquer outro tópico da programação?

É justamente porque todos os outros tópicos que envolve programação são baseados na lógica de programação!

Em outras palavras, a lógica de programação são os ingredientes do bolo, ou seja, programar sem lógica de programação é a mesma coisa que tentar fazer um bolo sem ingredientes.

Com toda certeza esse bolo não vai sair como o esperado! ;)

4 - Procure um amigo para estudar

Além dos passos mencionados, uma das melhores escolhas que você vai fazer na sua vida é procurar um amigo para estudar junto com você! Então você pode pensar:

"Mas eu não consigo aprender sozinho?"

Sim, você consegue, porém, ter uma pessoa próxima para que você consiga exibir suas ideias, discutir implementações ou até mesmo compartilhar o que aprendeu em um novo curso, faz toda a diferença!

Em diversas vezes eu tive mais vontade de aprender uma nova tecnologia, conceito ou realizar um novo curso a partir de um feedback de amigo.

Portanto, um amigo ali do seu "lado" para que você possa compartilhar suas experiências e ele as dele, fará com que, tanto você quanto ele, compreendam com mais facilidade tudo que estudaram.

5 - Crie um projeto seu e compartilhe com todos

Uma das melhores sensações para qualquer programador é justamente terminar um projeto e compartilhá-lo com algum familiar, amigos ou até mesmo com a comunidade. Portanto, durante o seu aprendizado, coloque tudo em prática em um projeto seu e o compartilhe!

Lembrando que não precisa ser um projeto mega complexo e com diversas funcionalidades, é a partir de projetos como calculadoras básicas, contas bancárias ou cadastro de vendas que damos os nossos primeiros passos.

Além disso, uma das práticas comum é compartilhamos nossos projetos com a comunidade a partir de um github, por exemplo. Dessa forma podemos pegar um feedback de programadores mais experientes.

Você também pode aprender a programar com a nossa formacao de iniciante em programação, com uma sequência de cursos focada em quem está começando. Outra possibilidade são os cursos presenciais da Caelum que conta com diversas turmas abertas para quem quer iniciar com programação.

Alex Felipe
Alex Felipe

Alex é instrutor e desenvolvedor e possui experiência em Java, Kotlin, Android. Atualmente cria conteúdo no canal https://www.youtube.com/@AlexFelipeDev.

Veja outros artigos sobre Programação