6 dicas de marketing pessoal para o profissional de tecnologia

(Last Updated On: 18 de abril de 2017)

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter apenas conhecimento técnico não é mais suficiente para os profissionais da tecnologia. Para se destacar, é necessário também trabalhar um conjunto de ações e estratégias que atribuam maior valor à sua imagem. Em outras palavras, é preciso investir no seu marketing pessoal.

Nesse contexto, se antes os profissionais da área tecnológica eram vistos como os nerds que trabalhavam isolados em uma sala, hoje é imprescindível que eles apareçam mais e tenham um bom relacionamento com as demais áreas da empresa. Afinal de contas, quem não é visto, não é lembrado.

Entretanto, desenvolver o marketing pessoal pode ser um pouco mais complicado para algumas pessoas, especialmente para aquelas que não trabalham na área da comunicação, como é o caso dos profissionais de tecnologia. Porém, para obter sucesso e se adequar à nova dinâmica do mundo corporativo, saber ressaltar as suas vantagens e qualidades é fundamental.

Por isso, elaboramos este post com 6 dicas de marketing pessoal que vão alavancar a carreira do profissional de tecnologia. Confira e comece a praticar desde já!

1. Cuide da sua imagem pessoal

Para ter uma boa imagem, você não precisa ser um modelo ou ter roupas caras. Mas é importante que esteja atento e se adeque à maneira como as pessoas do seu trabalho se vestem. Afinal de contas, a sua aparência é como um cartão de visitas, que precisa estar sempre bem apresentável.

Nesse sentido, algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença, como:

  • Não vestir roupas amassadas;
  • Estar com os cabelos sempre limpos e arrumados;
  • Evitar peças muito curtas ou chamativas;
  • Manter uma boa higiene pessoal etc.

O importante é que você se sinta bem, confiante e transmita credibilidade aos demais colegas de trabalho por meio da sua aparência. 

2. Demonstre espírito de liderança

Tão importante quanto a sua imagem, são as atitudes que você terá no dia a dia. Uma das qualidades mais admiradas no mundo corporativo é a capacidade de ajudar e liderar pessoas, independente do cargo ou função que você exerce.

Para os profissionais de tecnologia, o espírito de liderança pode fazer toda a diferença, principalmente se você se predispõe a ajudar pessoas que estão com problemas. Para isso, procure conversar mais com os seus colegas de trabalho, pergunte sobre as dificuldades e os ajude, dando dicas e apresentando caminhos para resolver os desafios.

Dessa forma, os seus companheiros passarão a enxergar você como um ótimo amigo e orientador. Qualidades fundamentais para os líderes de hoje.

3. Tenha cuidado com as suas redes sociais

Um bom profissional de tecnologia precisa estar sempre por dentro e conhecer as principais redes sociais. Porém, elas podem ser grandes parceiras ou vilãs da sua imagem pessoal. Tudo depende da forma como você as utiliza, do conteúdo que posta, curte e comenta.

Para que você faça das suas redes sociais uma boa estratégia de marketing pessoal, essas dicas serão fundamentais:

  • Esteja presente nas principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, etc.);
  • Mantenha os seus dados sempre atualizados;
  • Divulgue informações importantes de fontes confiáveis;
  • Evite conflitos sobre política, religião e outros assuntos polêmicos;
  • Não poste fotos com bebidas alcoólicas, cigarros e em situações constrangedoras.

O mais importante de tudo é ter bom senso e sempre ressaltar as suas qualidades. Afinal de contas, as pessoas do seu trabalho e possíveis recrutadores podem entrar em seus perfis para conhecer o seu dia a dia e o que você anda disseminando nas redes sociais. 

4. Faça networking para potencializar o seu marketing pessoal

Uma forma de os profissionais de tecnologia aumentarem a sua visibilidade é investindo em networking. Manter uma boa rede de contatos é importante para compartilhar informações, ficar por dentro das novidades e, quem sabe, ser lembrado para futuras oportunidades profissionais

Para isso, é importante que você interaja com os seus colegas, mesmo aqueles com os quais você não trabalha de forma direta. Além disso, você pode conhecer novas pessoas fazendo cursos, participando de palestras, eventos e workshops

Uma dica é fazer um cartão de visitas para compartilhar, sempre que você conhecer novas pessoas. Dessa forma, você divulga seu trabalho e seus contatos de maneira educada e profissional. 

5. Saiba trabalhar em equipe

Trabalhar em equipe é um dos grandes desafios de qualquer pessoa. Conflitos de interesse, egos muito aguçados, incompatibilidade de ideias ou simplesmente pessoas difíceis de lidar: quem nunca passou por alguma dessas situações?

Apesar de todos esses problemas, o profissional de tecnologia precisa ter jogo de cintura e saber trabalhar em equipe nas mais diversas situações. Para isso, é preciso ouvir, entender e conversar sobre as ideias alheias. Ao ressaltar o seu ponto de vista, procure ser cuidadoso e respeitoso com as suas palavras.

Aos poucos, você vai conhecer cada pessoa e descobrir a melhor maneira de lidar com elas.

6. Tenha repertório

Você sabe conversar com as pessoas sobre vários assuntos? Você utiliza referências para desenvolver os seus projetos? Tão importante quanto ter conhecimentos técnicos é expandir a sua cultura geral e possuir um bom repertório.

Nesse contexto, o profissional de tecnologia costuma estar muito ligado às novidades da sua área, mas muitos acabam pecando em outros assuntos. Dessa forma, é preciso ter um pouco de conhecimento sobre tudo: música, artes, TV, notícias e os principais fatos que estão acontecendo no mundo.

Existem diversas maneiras e caminhos para ampliar o repertório, como:

  • Ver filmes com diferentes temáticas;
  • Ir a museus, teatros e shows;
  • Ler livros sobre diferentes culturas;
  • Estar sempre ligado nas notícias e fatos recentes;
  • Investir em cursos de extensão cultural etc.

Dessa forma, você será um profissional de tecnologia completo, capaz de opinar e interagir sobre diversos assuntos, ser inovador em seu trabalho e ainda aumentar a sua visibilidade e credibilidade junto aos colegas e ao mercado de tecnologia. 

Muito interessantes essas dicas, não acha? Seguindo esses passos, será muito mais fácil montar uma estratégia de marketing pessoal efetiva e que destaque você dos demais colegas. Ser um bom profissional de tecnologia vai muito além de ficar apenas sentado na frente do computador. Então, coloque em prática essas atitudes e turbine a sua carreira!

Agora que você já sabe da importância do marketing pessoal, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro dos principais assuntos e cursos sobre tecnologia. Será mais um grande passo para a sua vida profissional!

Quer ficar por dentro de assuntos sobre , , e ?
Conheça o blog da e fique por dentro das novidades!

FIQUE POR DENTRO

Blogueira, facilitadora do aprendizado, graduada em Marketing, pós-graduada em Neurociência aplicada à educação, atualmente estudante de Psicologia, quero te ajudar a ressignificar o seu aprendizado através de técnicas de foco, criação de novos hábitos e autoconhecimento.

Próximo ArtigoDo Ceará para São Paulo: a trajetória da aluna Nathalia