7 ferramentas que podem ser boas alternativas ao Illustrator

7 ferramentas que podem ser boas alternativas ao Illustrator
thiago-vilaca
thiago-vilaca

Compartilhe

O Adobe Illustrator é uma excelente ferramenta para edição de vetores, ideal para produzir layouts com os mais diversos objetivos e complexidades. Impressão, web design e criação de logotipos são apenas algumas das possibilidades que um designer tem ao usar o Illustrator.

Entretanto, como a maioria dos aplicativos da Adobe, ele tem um custo razoavelmente alto e uma curva de aprendizagem que pode acabar desencorajando parte dos iniciantes. Por isso, listamos aqui alguns dos principais aplicativos e softwares para quem quer começar a mexer com gráficos vetoriais de maneira descomplicada e por um custo bem menor ou completamente free.

1. Inkscape

Plataformas: Windows, Linux e Mac

Faixa de preço: grátis

Um dos melhores softwares gratuitos como alternativa ao Illustrator é o Inkscape, voltado para aqueles que precisam criar gráficos vetoriais, mas ainda não estão prontos para investir num software do pacote Adobe.

Apresentando uma interface de usuário limpa, intuitiva, mas repleta de recursos avançados (como misturas alpha, clonagem de objetos e um preciso rastreamento bitmap) o Inkscape é uma alternativa completamente livre e altamente recomendada para iniciantes.

Trabalhando principalmente com o formato aberto SVG, o Inkscape tem benefícios exclusivos que a suíte da Adobe não consegue entregar: funciona no Linux e é totalmente gratuito para baixar, utilizar e distribuir. Além disso, ocupa menos espaço em seu computador e é consideravelmente mais rápido.

Por oferecer suporte a diferentes modos de cores é uma alternativa viável para execução de trabalhos comerciais, sejam eles de web design ou destinados a meios impressos. Além disso, oferece recursos de importação nativa para arquivos do Illustrator.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

2. SVG Edit

Plataformas: online

Faixa de preço: grátis

Para trabalhar com arquivos SVG, temos algumas alternativas online que sequer exigem a instalação de um programa em seu computador. Editores como o SVG Edit funcionam direto no browser e tem arquitetura construída inteiramente em HTML5, CSS3 e JavaScript.

Por se tratar de um software de código aberto, além de editar gráficos, é possível fazer o download do seu código fonte e alterá-lo como quiser, criando sua própria ferramenta de edição vetorial.

A velocidade é um dos grandes destaques desses software, que opera com um desempenho superior ao de ferramentas instaladas localmente, usando a capacidade de processamento da nuvem para lidar com a edição de gráficos.

3. Serif DrawPlus

Plataformas: Windows

Faixa de preço: grátis na versão básica, ou $24.99 na versão premium

O DrawPlus é um aplicativo extremamente intuitivo e poderoso para edição de gráficos vetoriais. Em sua versão gratuita, integra uma série de ferramentas que espelham as principais funcionalidades do Illustrator.

Apesar de não parecer um software destinado a profissionais devido a sua simplicidade, o DrawPlus é um software amigável com funções para lidar, inclusive, com desenhos 3D. Possui uma coleção de pincéis e modelos pré-definidos que facilitam a vida dos novos usuários, o que é um grande diferencial.

Além de trabalhar com modos de cores RGB, a aplicação tem perfis CMYK e faz a leitura de cores Pantone, possibilitando o desenvolvimento de layouts impressos. O DrawPlus ainda oferece uma versão paga, com mais ferramentas e recursos, pelo custo de $24.99.

4. Karbon 14

Plataformas: Windows, Linux e Mac

Faixa de preço: grátis

Karbon 14 é outro aplicativo de desenho vetorial com uma interface simplificada, altamente personalizável e extensível. Seja para quem está começando a trabalhar com vetores agora ou usuários profissionais, o software gratuito tem ferramentas específicas para tarefas como desenho, pintura a dedo, manipulação de imagem e edição de ícones, tipografias e logotipos.

O pacote Calligra, do qual ele faz parte, inclui também um aplicativo de edição de imagens similar ao Photoshop.

5. Gravit

Plataformas: online

Faixa de preço: grátis

Que tal uma ferramenta de desenho vetorial completamente online, pronta para fazer basicamente o que o Illustrator faz em suas principais funções? Com o Gravit, basta criar uma conta e começar a usar! Além de criar formas, o aplicativo tem um pathfinder e ferramentas de alinhamento muito parecidas com as que você encontra no software da Adobe.

É possível trabalhar com camadas, adicionar textos e imagens aos seus projetos e desenhar livremente. Além disso, na hora de criar um novo documento, os usuários têm a opção de escolher formatos dentre muitas predefinições úteis, como tamanhos de impressão padrão e modelos para capa de Facebook e Twitter.

Quando terminar de criar suas imagens, você pode salvar em JPG, PNG ou o formato vetorial livre SVG para continuar editando depois. Todas as imagens podem ser também armazenadas online, para que você não perca seu trabalho.

6. Sketch

Plataformas: Mac

Faixa de preço: $99.00

Esse editor de vetores para Mac é uma alternativa bem acabada e de fácil usabilidade para usuários que buscam ferramentas poderosas de edição por um preço inferior ao da Creative Cloud. Incluindo um rico conjunto de opções web (foco do Sketch), permite, até mesmo, copiar estilos em CSS diretamente para a área de transferência e reproduzi-los em seus arquivos.

Com suporte a múltiplos artboards e repetição de efeitos, como sombras, preenchimentos e gradientes, além do corte automático de elementos para web, o Sketch é focado no desenvolvimento de layoutspara meios digitais.

7. Youidraw

Plataformas: online

Faixa de preço: grátis

Youidraw é um poderoso editor de vetores online que não exige cadastro ou nenhum tipo de download para funcionar. Desenvolvido na nuvem, é perfeito para amadores e profissionais e tem ferramentas de desenho similares ao Illustrator com perfeição.

Na criação de logos ou pintura digital, usar Youidraw permite que você trabalhe com camadas e utilize sua biblioteca de estilos e templates para agilizar o desenvolvimento de novos layouts. Possui uma série de efeitos de fácil aplicação e bibliotecas de vetor pré-selecionadas. O aplicativo também inclui a ferramenta pathfinder e integra-se perfeitamente com suas contas no Google Drive ou Dropbox.

Exporte layouts em SVG e obtenha um preview automático dos seus desenhos graças a uma intuitiva área de trabalho construída em HTML5.

Não é preciso investir muito dinheiro para obter ferramentas de desenho vetorial que façam papéis quase tão funcionais quanto à que integra a suíte da Adobe.

Animado para começar sua carreira de designer e aprender a lidar com gráficos vetoriais? Conheça também os cursos da nossa Formação Design Gráfico.

Veja outros artigos sobre UX & Design