As engines de renderização dos browsers

As engines de renderização dos browsers
gabriel-ferreira
gabriel-ferreira

Compartilhe

Os principais browsers do mercado hoje são: Chrome, Firefox, Safari, Opera e Internet Explorer/Edge. E cada um desses navegadores usa uma engine de renderização diferente.

O Internet Explorer usa o Trident e Edge o EdgeHTML(que é um fork do Trident). Firefox o Gecko, Safari o Webkit e Chrome e Opera usam o Blink. Vale lembrar que o Opera Mini e o Opera Classic não usam Blink, mas o Presto, que ainda é bem importante.

Mas afinal, o que é uma engine de renderização? Basicamente, é apenas das partes da estrutura de um navegador.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando o texto

Várias coisas: Imagens, botões, links, etc. Só que quando o navegador faz uma requisição para o servidor, ele não recebe esse conteúdo todo bonitinho e simplesmente joga na tela.

Não, ele recebe uma mistura de código HTML, CSS, XML e imagens e precisa de alguma forma lidar com isso. É aí que entra a engine de renderização: é ela que é responsável por pegar todo esse conteúdo, interpretar ele e desenhar o site para a gente no navegador.

Esse processo de leitura e renderização é feito em várias fases. Esse artigo explica muito bem como os navegadores modernos funcionam e como todo esse processo acontece (:

E aí, gostou? Quer aprender mais? Dá uma olhada na nossa Formação Front End!

Veja outros artigos sobre Front-end