Carreira em Marketing Digital: por onde começar?

Carreira em Marketing Digital: por onde começar?
Priscila Stuani
Priscila Stuani

Compartilhe

Quando fiz faculdade de Marketing achei que Redes Sociais era a área mais importante dentro do Marketing Digital e conforme fui me aprofundando nos estudos percebi que Marketing Digital pode ser um universo dentro do Marketing.

Primeiro pergunte-se: você será responsável por todo o Marketing Digital de uma empresa ou por só uma parte? Ou seja, você ficará responsável apenas pela gestão das redes sociais (publicação de conteúdo e interação com os usuário), por exemplo ou vai cuidar dos anúncios, SEO (Search Engenier Optimization), envio de e-mail marketing, gestão de conteúdo das redes sociais, blog, criação das imagens.... Percebeu que existem várias coisas para serem feitas?

Se seu papel é atuar em uma única parte do Marketing Digital de uma empresa, sugiro primeiro estudar todos os cursos daquela área, para depois abrir seu leque de opções com outros cursos.

Banner da Imersão Phyton: Inscreva-se gratuitamente na Imersão Phyton da Alura e mergulhe em análise de dados!

Se irá atuar em todas as frentes de Marketing Digital de uma empresa, sugiro estudar o primeiro curso de cada área, e ai seguir estudando aquelas que se encaixam com o momento atual de suas tarefas na empresa.

Vamos então as diversas áreas que temos por aqui nesse instante?

Opção 1. Conteúdo Se você gosta de escrever e busca uma maneira de compartilhar as suas ideias e experiências e assim criar autoridade em um determinado assunto para a sua marca ou negócio, uma alternativa interessante é fazer o curso Marketing de Conteúdo: Uma introdução ao Marketing de valor.

Opção 2. Social Media Se pretende atuar nos perfis de uma empresa nas redes sociais, entenda melhor qual é o perfil do profissional que faz a gestão de conteúdo e interação com os clientes através das redes sociais.

No curso Social Media Marketing: como fazer marketing nas redes sociais você vai entender a importância e as possibilidades que ter uma presença digital para um negócio ou marca através das redes sociais pode ter.

Uma vez que isso fique claro para você, que tal conhecer mais as principais redes sociais? Aprenda a criar uma fanpage no curso Facebook Marketing e melhore a influência de sua pagina.

Se quiser também atacar a parte de design de ads para o mesmo, não deixe de fazer o curso Facebook: criação de imagens e anúncios.

No curso Instagram Marketing: Promova seu perfil e conquiste mais audiência vemos como tornar o seu perfil mais relevante, como pesquisar referências para você ter ideias sobre o que publicar e como mensurar os resultados das ações que você realizar.

Opção 3. SEO Se você pretende aumentar o acesso a sua empresa e seu conteúdo através de search engines como o Google, existe uma série de cursos ligadas aos canais não pagos: começando com Introdução aos canais não pagos, passando por SEO I: Rankeie bem no Google, SEO II: Mais técnicas para rankeamento e SEO III: Métricas e Relatórios SEO.

Opção 4. Canais pagos Entenda quando é o momento adequado de usar canais pagos em sua empresa através do curso Introdução aos canais pagos, depois entenda como aplicar técnicas de ads no Google Adwords: Publicando a minha primeira campanha e Google Adwords: Otimizando seus resultados.

Opção 5. E-mail Marketing No dia a dia é interessante manter o contato com seus clientes através de diversos meios e os cursos de Email Marketing vão permitir que você entenda um pouco mais sobre como trabalhar esse canal. Primeiro entenda o mesmo com Inbound marketing: Email marketing da segmentação ao AB.

Opção 6. Criação de sites/Blogs Muitas empresas e empreendedores que divulgam conteúdo gerenciam sua própria plataforma e a mais famosa delas é o Wordpress. Pensando nisso, se você será responsável pelo manuseio da ferramenta no dia a dia, não deixe de estudar Wordpress: primeiros passos para não programadores.

Se você quiser se aprofundar na parte técnica do mesmo, como instalação configuração e customização, veja também Wordpress I: Hospedagem, Adm e widgets e WordPress II: páginas, temas e boas prática.

Opção 7. Ecommerce Por fim, se sua empresa é de ecommerce, uma das ferramentas mais populares hoje em dia é o Shopify, e mantemos dois cursos sobre como utilizá-la no dia a dia em Shopify I: Colocando sua loja online no ar e Shopify II: Customizações e ajustes para a sua loja online.

Resumindo

Independentemente de qual área seguir, é interessante saber medir os resultados de sua empresa em sua presença online, e para isso temos o curso Medindo resultados.

Espero que esse post ajude você a traçar um caminho para sua carreira nessa área que tanto cresce no Brasil, permitindo a criação e divulgação de sites e empresas cada vez melhores e que trazem melhores resultados tanto para seus clientes quanto para a empresa.

Quer ficar por dentro de assuntos sobre marketing digital, marketing pessoal, personal branding e carreira profissional? Conheça o blog da Priscila Stuani e fique por dentro das novidades!

Priscila Stuani
Priscila Stuani

Priscila é Psicóloga (CRP: 06/193357) e neuroeducadora. Já criou mais de 60 cursos na Alura, além de palestrar sobre desenvolvimento de habilidades pessoais. Nas horas vagas, dedica-se à prática do yoga, corrida e musculação.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão