Como lidar com os limites de resolução em sites responsivos?

Como lidar com os limites de resolução em sites responsivos?
Sérgio Lopes
Sérgio Lopes

Compartilhe

Imagem de fundo azul, com desenho de uma tela de computador, um celular e um tablet.

Um site responsivo vende a ideia de se adaptar a todo tipo de resolução. Mas é mesmo todo tipo? E os extremos? Telas muito pequenas e telas muito grandes? Como lidar? Ou melhor, como adotar uma estratégia pragmática com relação a isso?

Essa excelente pergunta foi trazida ao fórum da Alura pela Luana que estava fazendo nosso curso de Web Design Responsivo.

Entendendo os sites únicos e responsivos

Os sites únicos responsivos são uma resposta a prática que tínhamos antes de "criar um site pra cada aparelho". A ideia era que antigamente pessoas faziam sites diferentes pra mobile, pra desktop e até pra tablet (os famosos sites m.).

E isso na prática é impossível de se fazer. Há muitos dispositivos diferentes. Então preferimos a ideia de um site único que se adapte a diferentes resoluções de tela.

Essa adaptação é feita com design responsivo:

  • um design base com pequenas adaptações feitas nas media queries.
Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando o texto

Sites responsivos no mundo ideal

No mundo ideal, todos os sites do mundo deveriam se adaptar a todas as resoluções do mundo. Isso seria o mega responsivo ideal. Que ninguém faz.

Na prática, estabelecemos limites que nosso site deve suportar. Isso dentro dos limites do nosso público e do que acreditamos ser prioridade hoje.

Vejo da mesma forma como nenhum site hoje suporta IE4 mais; não faz sentido. No mundo ideal, suportaríamos todos os browsers e resoluções de tela possíveis.

Então o que devo fazer no mundo real?

No mundo real, priorizamos pra suportar o máximo possível dentro dos critérios do projeto.

Então como não dá pra suportar todos os tamanhos de tela (esse número seria infinito) é comum fixar um valor máximo pra suportar.

Por isso o site da Alura por exemplo não fica legal em 2000px. E, se for ver, não fica legal em telas pequenas de 200px também.

O site é responsivo entre os limites de 320px e 1400px. Fora deles, quebra.

Inclusive eu gosto de explicitar esses limites em código pra deixar bem claro o intervalo de resoluções que aquele projeto suporta (e, de novo, cada projeto deve priorizar do seu jeito):


html { 
    min-width: 320px; 
    max-width: 1400px; 
}

Na Alura temos uma Formação Front-end que foi pensada para você começar do zero e se tornar um profissional de ponta. É um guia de estudos com um passo a passo pensado com carinho pela equipe da Alura.

Sérgio Lopes
Sérgio Lopes

Sérgio é diretor e líder do time de diversos times no Grupo Caelum, formado em Ciência da Computação pela USP. É reconhecido por sua atuação em Front-end, Performance, Mobile e Arquitetura de software e tem vasta experiência com ensino, tanto presencial quanto online. Gerencia os projetos internos da empresa e atua na definição de rumos dos produtos e da empresa em geral.

Veja outros artigos sobre Front-end