Como os cursos da Alura são criados

Como os cursos da Alura são criados
Adriélly Calil
Adriélly Calil

Compartilhe

Você já se perguntou como são criados os cursos aqui na Alura? Com mais de 400 cursos em nossa plataforma, esta é uma dúvida recorrente de nossos alunos.

Pensando sempre na capacitação profissional e nas demandas do mercado, a criação de um curso começa a partir do momento em que um instrutor identifica uma lacuna no ensino de alguma tecnologia.

Criando o conteúdo

Para criar um curso, é preciso que o instrutor escreva o que ele vai ensinar a fazer. O foco não está na ferramenta que ele utilizará, e sim no que será feito com ela, pois prezamos a teoria com base na prática.

Após escrever sobre o que ele vai ensinar, é preciso elaborar um projeto prático, que servirá como base para o conteúdo do curso, baseado em situações reais do dia a dia da profissão.  Por exemplo, nos cursos de Web Design, o projeto é a modelagem de um site web.

O passo a passo é documentado dentro de um arquivo de texto e, depois de uma revisão detalhada, este projeto vira um roteiro para a gravação. Neste momento, é discutido qual conteúdo pode ser cruzado com cursos já existentes na plataforma, qual ordem é melhor didaticamente para apresentar o conteúdo, as boas e más práticas que serão abordadas durante o curso, entre outras questões pertinentes para garantir uma boa qualidade do conteúdo.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Em frente às câmeras

Cada curso e instrutor têm demandas de tempo diferentes, por conta disso, não determinamos uma duração fixa para as gravações. Nosso objetivo neste momento é respeitar a individualidade de cada instrutor para que as gravações sejam uma experiência enriquecedora, e o resultado seja o mais natural possível.

Após o término das gravações, nossa equipe de vídeos entra em ação para fazer os devidos ajustes e cortes, mantendo a ordem correta e garantindo a qualidade da imagem e do som.

Com a edição dos vídeos finalizada, é hora da equipe de transcrição escrever tudo o que foi dito no curso para disponibilizar o conteúdo também em forma de texto,  deixando-o acessível a todos.

Mas o processo não acaba aí… Todos os nossos cursos possuem exercícios e projetos exclusivos, focados no mercado de trabalho. O instrutor elabora esses exercícios, que são revisados por uma equipe para evitar possíveis falhas.

Após todas estas etapas, temos um curso pronto para que os alunos possam aprender e se capacitar cada vez mais. Para descobrir ainda mais detalhes sobre a criação dos cursos, baixe o eBook Como os cursos da Alura e Caelum são criados.

O que acha de treinar sua equipe para conseguir resultados ainda melhores em sua empresa? Na Alura, possuímos centenas de cursos pensados para capacitar equipes e, dessa forma, auxiliar as empresas a atingir seus objetivos.

Adriélly Calil
Adriélly Calil

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão