Como otimizar o aprendizado durante a faculdade

Como otimizar o aprendizado durante a faculdade

Há alguns anos atrás eu estava entrando na faculdade, no caso para cursar Sistemas de Informação, e me deparei com uma infinidade de assuntos diferentes para estudar: Sistemas Operacionais, Programação, Redes, Engenharia de Software, Empreendedorismo e várias outras possibilidades interessantes.

Conheça as suas opções

O primeiro ponto fundamental que precisamos entender para que seja possível tirar o máximo de proveito de uma faculdade ou universidade é o papel que ela desempenha na nossa carreira e esse papel é justamente de te apresentar todas as opções que você tem disponíveis.

Ao fazer um curso de Sistemas de Informação, não significa que você será um "Empreendedor Desenvolvedor Engenheiro de Software Especialista em Arquitetura de Computadores" e o mesmo vale para outros cursos.

Na verdade, nesse momento você precisa é conhecer as possibilidades que você terá e saber qual é a sua aptidão e interesse para cada uma dessas possibilidades.

Determinada matéria ou assunto, pode chamar mais a sua atenção do que outro. Esse é um indicativo de qual caminho que mais lhe agrada para a sua carreira, e também, que você talvez possa focar. Se você está ou já esteve na faculdade, tente fazer o seguinte exercício:

Identifique as matérias que mais te interessam e veja se elas se alinham com o que você quer para a sua carreira.

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Organize-se para se aprofundar

Agora que você já sabe quais assuntos mais te chamam a atenção, você pode decidir focar um pouco mais nas habilidades dentro deles. A graduação irá te dar uma excelente base, mas você vai precisar ir além por conta própria e se aprofundar.

Por exemplo, se você decidiu que quer focar em programação e na faculdade aprendeu Java e Orientação a Objetos, agora se aprofunde nesses assuntos. Aprenda algum framework, estude testes automatizados, boas práticas de orientação a objetos e design patterns, por exemplo.

No meu caso específico, durante a faculdade decidi que queria me especializar em Java, então comecei a estudar alguns frameworks e também para prova de certificação.

É fundamental que você tenha seu próprio objetivo do que quer aprender e que depois corra atrás desse objetivo.

Por fim, organize-se para estudar tudo o que precisa aprender. Monte seu próprio calendário de estudos, conciliando o que já é necessário estudar para a sua graduação com o que você gostaria de se aprofundar.

Nessa época eu sempre tinha duas horas disponíveis no deslocamento de ônibus, então aproveitava essas duas horas, todos os dias, para estudar para a certificação. Tente encontrar esses espaços disponíveis no seu dia a dia, nem que seja de 5 minutos.

A Alura e a FIAP

E talvez você já ainda esteja na fase de namorar qual faculdade estudar. Tenho uma dica valiosa.

Depois de muito tempo estudando, conversando e querendo ter uma oferta de graduação em computação,a Alura juntou forças com o centro universitário FIAP. a FIAP tem um catálogo incrível de cursos de graduação que a gente conhece muito bem.

Espero que você venha conhecer a infraestrutura da FIAP. É impressionante.

Alura + FIAP caminham cada vez mais juntas e eu espero ter você próximo da gente também!

Veja outros artigos sobre Programação