O que pode significar a taxa de conclusão?

O que pode significar a taxa de conclusão?

O curso mais popular do mundo tem taxa de conclusão de cerca de 20%. E os outros 80%? Desistem no meio.

No começo dos cursos de Harvard online, entre 5 e 20% dos alunos concluem o curso. O resto? Desiste bem antes de chegar na metade dele.

Estimativas dizem que, em média, menos de 10% dos estudantes de MOOCs terminam o curso.

Terminar um curso está ligado com diversos fatores.: o curso é bom? O curso é útil? O professor é bom? A didática é boa? O conteúdo é interessante? O tamanho é ideal? São centenas de detalhes que tentamos atacar nos diversos treinamentos internos que o Guilherme Silveira criou para nossos instrutores aqui da Alura. Não é a toa que ele é o chato que cobra todo mundo (:

E qual o resultado desses treinamentos para os nossos professores e alunos? Altas taxas de conclusão. 85% de nossos alunos concluem pelo menos um curso, com uma média de 8 cursos concluídos por aluno - média!

Quais os cursos com a maior % de conclusão?

Entre os cursos de Java, por exemplo, sem dúvida alguma o de Primeiros passos e Orientação a Objetos se destacam bastante nesse critério. Assim como o de Fundamentos da linguagem e Orientação a objetos em C# e o de JQuery no JavaScript.

Aqui vai um exemplo de 10 cursos na Alura:

Legal, não é?

Agora a pergunta é: o que pode significar uma taxa de conclusão?

A explicação é simples: alguns alunos estão preocupados em terminar o curso para receber o certificado. Justo, neste caso esperamos e desejamos que ele conclua. Outros alunos querem aprender o conteúdo e passar para a frente.

Também é justo, e nem sempre eles precisam ir até o fim do curso, ele pode parar quando sentiu que foi o suficiente e partir para o próximo, também ficamos felizes.

De qualquer maneira, não deixamos que a peteca caia, queremos taxas de conclusão altas e que os alunos saiam satisfeitos, prontos para um próximo aprendizado. Acompanhar e entender essas estatísticas é muito importante para nós, o mais importante é manter o aluno crescendo sempre em sua carreira.

Veja outros artigos sobre Programação