Depoimento do aluno: Matheus Henrique

Depoimento do aluno: Matheus Henrique
Imagem de destaque #cover

Matheus Henrique, 21 anos, mora em Mogi-Guaçu - SP Desenvolvedor web Hobbies: por incrivel que pareça estudar, jogar sinuca e futebol.

Depoimento:

Estudar nunca foi o hobby de muitas pessoas, com o tempo passou a ser o meu e acredite: o único beneficiado será você! Durante o início de carreira o aprendizado é um dos grandes desafios de todo programador. E sempre acabamos nos perguntando:

  • Como aprender a programar?
  • Como aprender uma linguagem de programação?
  • Como se dar bem em ser um desenvolvedor?
Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Acredito que a resposta para as três perguntas seria muito estudo e prática. Uma técnica que aprendi com o Guilherme Silveira que me ajudou: passei a assistir as aulas do Alura com velocidade em “2x” e comecei estudar e aprender o dobro sem precisar me dedicar horas e horas a mais. Outra coisa que ele me ensinou é a estudar um pouco todos os dias. Sempre separo no mínimo uma hora para os estudos todos os dias...seja estudando no Alura ou um livro da Casa do Código.

Mais importante do que estudar horas a fio, o importante é ter um contato com a linguagem que quer aprender todos os dias. Por menor que seja o tempo: pode alguns minutos do seu almoço ou antes de dormir.

Outra técnica que passei a adotar foi não copiar códigos ou utilizar recursos prontos. Muitas pessoas utilizam frameworks para poupar o esforço e economizar tempo, mas acredito ser um preço muito caro a se pagar para nós que estamos começando. Você terá o resultado que deseja, mas sem saber o que está acontecendo por de baixo dos panos!

Passei então a criar meus próprios códigos para que eu possa aprender e principalmente entender como os frameworks trabalham. Depois de ter aprendido mais a fundo sobre determinada funcionalidade, não vejo mais problemas em copiar ou utilizar frameworks porque você já saberá o que está acontecendo por baixo dos panos.

Nunca seja pessimista ao ponto de pensar “não sou capaz”, “não sei fazer” ou “é muito difícil”! Com um pouco de dedicação, estudo e vontade tudo é possível :)

Não queira aprender tudo ao mesmo tempo! Dedique-se em uma linguagem/tecnologia de cada vez. Qualquer que seja sua área, existem caminhos a serem seguidos e tentar cortar caminho geralmente não dá muito certo.

Quer aprender desenvolvimento front-end? Aprenda HTML, CSS e Javascript. Deixe para partir para SASS ou jQuery depois, pois eles precisam de uma base de CSS e Javascript para que as coisas façam sentido para você.

Quer trabalhar com Java para a Web? Aprenda bem o básico da linguagem. Depois, foque nos recursos avançados e só em seguida vá para a parte Web pois, para aprender um framework web como VRaptor ou Spring você precisa ter uma ótima base da linguagem.

Essas são algumas das técnicas e métodos de estudo que eu tenho adotado e vem me trazendo muitos benefícios! Estou conseguindo evoluir e melhorar cada dia mais. Espero que sirva para você também que não sabe como começar ou ainda tem dúvidas sobre a longa caminhada que nós desenvolvedores temos de enfrentar :)


É Aluno da Alura também e tem uma história bacana pra nos contar? Conta que publicamos seu depoimento aqui! Envie um email para [email protected] :)

Alex Felipe
Alex Felipe

Alex é instrutor e desenvolvedor e possui experiência em Java, Kotlin, Android. Atualmente cria conteúdo no canal https://www.youtube.com/@AlexFelipeDev.

Veja outros artigos sobre Programação