Do Ceará para São Paulo: a trajetória da aluna Nathalia

Do Ceará para São Paulo: a trajetória da aluna Nathalia

Hoje estamos com mais um depoimento de nossos alunos. Dessa vez, a Nathalia Chaves conta um pouco de todos os desafios que teve que enfrentar em sua trajetória para alcançar a tão sonhada oportunidade como desenvolvedora! Bora saber?

Meu nome é Nathalia Chaves, tenho 22 anos, sou cearense, mas agora estou morando em São Paulo.

Sou uma pessoa de riso frouxo e muito determinada. Lido com meus medos todos os dias e com a saudade da família. Não é tão simples, mas eu tenho manter o ritmo.

Em 2014 me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e trabalho com TI desde 2011. Na minha carreira já fui suporte, analista de teste, designer e atualmente trabalho como programadora Ruby on Rails na Eicon.

Ao estudar, você aplicou alguma metodologia?

Eu, particularmente, tenho uma certa dependência em escrever o que estou lendo. É uma forma que utilizo para memorizar. No entanto, o estudo acaba sendo mais demorado.

Quando quero aprender algo rápido, evito usar essa técnica que não é novidade pra ninguém rsrs.

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Quais foram os desafios que você encontrou durante os seus estudos?

Sono, o inglês e aprender a sintaxe do Ruby, já que eu era acostumada com o Java.

Lembrei de algo que seria interessante e, normalmente, os cursos não trazem isso: trazer exercícios semelhante as solicitações que acontecem dentro do ambiente corporativo.

Normalmente a gente estuda um conteúdo com exemplos muito básicos, aí quando estamos dentro do ambiente corporativo, a realidade é outra.

O que estudou e por que estudou?

Os meus estudos foram focados em Ruby on Rails, algumas coisas de front e designer. Era o que eu estava precisando estudar na época para atender algumas demandas da empresa onde eu trabalhava, em Fortaleza.

Qual o curso que mais gostou e por quê?

Gostei de todos. Eu adoro a plataforma.

Qual foi o principal obstáculo durante sua carreira?

Eu tenho e tive que ser muito humilde pra chegar onde estou. No meio de muita gente soberba e que acha que, por saber um pouco mais, é melhor que todo o mundo.

Como conseguiu a vaga em São Paulo?

Em um grupo de Ruby on Rails SP no Whatsapp, comentei que estava de mudança para São Paulo, mas que ainda não tinha emprego. Em Fortaleza, o mercado pra essa linguagem praticamente não existe.

Foi quando um colega do grupo disse que na empresa dele havia vaga, enviei o currículo, fiz um teste, falei sobre os cursos que havia feito na Alura e fui aprovada no processo.

Foi difícil?

Sim. É difícil. Mas faz parte da adaptação.

A vida te dá oportunidades e você tem que agarrar. É preciso ter coragem pra enfrentar novos desafios. Dá medo? Sim, muito medo. Mas vai com medo mesmo. rsrsrsrs.

Repara que, em meio de muitos obstáculos, receios e adaptações ela conseguiu chegar aonde queira! Nós, da Alura, ficamos muito felizes em contribuir com o seu crescimento profissional e desejamos muita sorte em sua carreira! :)

Aqui na Alura temos várias formações que podem ajudar em sua jornada profissional. Temos inclusive uma carreira em Ruby and Rails, as tecnologias que a Nathalia usa em seu dia a dia no trabalho.

O que achou da história da Nathalia? Bem bacana né? Quer compartilhar a sua história também? Então entre em contato conosco através do e-mail [email protected]

Veja outros artigos sobre Programação