Ferramentas de design: vale a pena piratear?

Ferramentas de design: vale a pena piratear?
thiago-vilaca
thiago-vilaca

Compartilhe

Se você é um designer ainda na faculdade ou está começando sua carreira como freelancer, é bem difícil ter acesso às ferramentas de design mais usadas no mercado. Os softwares são caros, sua remuneração ainda é baixa e você precisa conciliar muitos outros gastos.

Por isso é tão comum que designers iniciantes recorram à pirataria. Mas você precisa mesmo dela para o seu trabalho?

Por que piratear não vale a pena

A pirataria é uma solução fácil para o maior problema de um designer iniciante: a falta de dinheiro para investir na carreira.

Sites de torrents e downloads ilegais deixam qualquer software a um clique de distância. Mas o que parece simples pode ter implicações sérias que muitas vezes passam desapercebidas por quem precisa destas ferramentas para seu trabalho.

Piratear é crime

Este é o motivo mais óbvio, mas ignorado por quem precisa de qualquer forma usar um software caro. Baixar e usar qualquer programa sem uma licença legítima do desenvolvedor é crime previsto em lei.

Apesar de haver uma noção geral de que este é um crime sem punição, novos sistemas e empresas de segurança vêm se tornando cada vez mais eficientes na busca de quem pirateia softwares.

Coloque-se no lugar do desenvolvedor

Além de ser crime, você deve pensar também na ética na hora de piratear ferramentas de design. Designers deveriam entender esta parte mais do que a maioria dos profissionais de outras áreas: quantas vezes um cliente já quis um serviço de graça ou pagando menos do que vale o seu trabalho?

E se você gastar meses para terminar uma arte, um tema para sites ou uma peça de design e outra pessoa utilizar sem pagar ou sem sua autorização?

Os softwares mais usados no mercado são tão bons porque muita gente trabalhou para que ele se tornasse o que é. Coloque-se no lugar dessas pessoas e imagine como você ia se sentir se roubassem o seu trabalho.

Malwares e o risco de invasão

Softwares piratas não são apenas ilegais como também perigosos.

Para burlar a segurança de qualquer programa, é necessário usar cracks que modificam seu código original. Esta é a brecha que uma pessoa mal-intencionada precisa para inserir programas espiões e comandos maliciosos.

Malwares são pequenos softwares camuflados que, quando instalados em seu computador, podem roubar informações sigilosas ou até permitir que outra pessoa assuma o controle do seu PC. Por isso, tenha muita atenção ao instalar um programa pirata!

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Ferramentas de design gratuitas ou mais acessíveis

O principal ensinamento para um designer que está iniciando a sua carreira ou ainda cursa a faculdade é que os softwares são apenas ferramentas. Um bom designer trabalha bem nem que seja apenas com um papel, um lápis, tesoura e cola.

Mesmo que você já tenha se acostumado com ferramentas mais estabelecidas no mercado como Photoshop e Illustrator, é importante que você conheça outras ferramentas, não só para evitar a pirataria como para não depender de uma única solução.

GIMP

O GIMP é a alternativa ao Photoshop mais usada no mundo, por oferecer um ambiente de trabalho muito similar ao software da Adobe. Ele é grátis, bastante customizável e possui uma enorme quantidade de tutoriais e documentação para te ajudar a começar.

Inkscape

O Inkscape segue o mesmo caminho do GIMP como uma alternativa ao Adobe Illustrator e ao CorelDRAW. Da mesma forma que o primeiro, ele é grátis e tem uma grande comunidade para te dar suporte.

Affinity

Se você quer um software mais sofisticado sem pagar tanto, o Affinity Photo e o Affinity Designer são boas alternativas ao Photoshop e ao Illustrator por menos de R$ 200 cada.

A desvantagem é que você vai precisar pagar em dólar, mas as duas ferramentas estão disponíveis em uma versão beta gratuita para quem quiser experimentar.

Opções online

Existem também várias ferramentas de design online e gratuitas, como o Gravit e o Pixlr. Embora sejam um pouco mais limitadas, podem ser úteis para desenvolver pequenos trabalhos.

O que as empresas têm feito em relação à pirataria

Nos últimos anos, a maioria das desenvolvedores de softwares percebeu que a melhor forma de combater a pirataria é oferecendo serviços melhores e vantagens para quem trabalha legalmente. Por esse motivo, várias medidas que estas empresas estão tomando só facilitam o trabalho do designer.

Sistema de assinatura

Empresas grandes como a Adobe e a Microsoft estão mudando a forma como oferecem suas ferramentas e estão trocando a venda de produtos pela assinatura de serviços.

O Creative Cloud, por exemplo, é muito mais do que apenas ter o Photoshop no seu computador. O assinante do serviço da Adobe tem acesso a bancos de imagens e fontes para te ajudar a criar, armazenamento na nuvem para o seu trabalho e uma plataforma para expor seu portfólio.

Todas essas vantagens são essenciais para um designer iniciante que quer mostrar o seu trabalho e conseguir novos clientes, mas nenhuma delas está disponível quando o software é pirata.

Preços melhores para estudantes

Se você está na faculdade, é ainda mais fácil ter acesso às ferramentas de design mais utilizadas pelos profissionais. Quase todas as empresas, como a própria Adobe, têm descontos especiais para quem ainda é estudante.

Se você conseguir fazer um esforço e ter serviços como o Creative Cloud durante a faculdade, pode ser o suficiente para já sair dela com a carreira estabelecida e nunca mais precisar piratear um software!

Alguns designers, no início de seus estudos e atividades, por falta de grana acabam recorrendo à pirataria, mas o esforço em buscar softwares originais pode te recompensar e até alavancar a sua carreira.

Seja com alternativas mais em conta ou se esforçando para ter sempre as grandes ferramentas de design, lembre-se de que o mais importante é que você esteja capacitado. Faça cursos, aprimore sempre sua técnica, e naturalmente os softwares piratas ficarão para trás.

Gostou da discussão? Você concorda ou tem uma opinião diferente? Compartilhe este post nas redes sociais e veja as opiniões dos seus colegas de profissão!

Veja outros artigos sobre UX & Design