HTML

Linguagem de Marcação e Hipertexto, esse é o significado de HTML, uma linguagem de marcação utilizada na construção de páginas web. Ela é uma tecnologia  fruto da junção entre os padrões HyTime, padrão para representação estruturada de hipermídia e conteúdo baseado em tempo, e SGML, padrão para formatação de textos.

Criada em 1992, por Tim Berners-Lee, o HTML foi desenvolvido inicialmente para interligar instituições de pesquisa próximas e, consequentemente, compartilhar documentos com facilidade e rapidez. A linguagem ficou conhecida quando começou a utilizar a rede pública da época, que mais tarde se tornaria a internet de hoje.

De forma simples, o HTML é uma linguagem que proporciona a criação de páginas web através de códigos que definem tipo de letra, tamanho, cor, espaçamento e muitas outras características de uma página. O texto sempre vai estar entre duas marcações (Markup), também conhecidas como tags, que são abertas e depois fechadas. Ou seja, as tags são as que indicam as características que o texto terá.

A grande vantagem do HTML é que para criar e editar esses códigos só é necessário um editor de texto comum que você possa salvar o arquivo em formato “.html” (extensão mais comum). O resultado de um arquivo HTML pode ser feito em qualquer navegador web.

Próximo ArtigoMicrosoft .NET