Java

Com quase 20 anos de mercado, a linguagem Java é uma linguagem orientada a objetos, robusta, muito utilizada em aplicações bancárias por conta de sua segurança e capacidade de processamento. Java é uma linguagem, que é comum no dia a dia dos desenvolvedores, pois chama atenção por apresentar muitas bibliotecas, roda em vários sistemas operacionais (utilizando sua máquina virtual) e é muito similar com C++, facilitando a migração entre linguagem por conta da sintaxe semelhante.

A história da linguagem Java começou em 1992, quando James Gosling, considerado o “pai do Java”, trabalhava na Sun Microsystems, uma startup dos anos 60/70 que tinha como carro chefe o hardware.

Nessa mesma época a IBM e a Microsoft estavam lucrando com a venda de softwares e a Sun, empresa em que Gosling trabalhava, liberava os seus gratuitamente, por isso, resolveram desenvolver uma maneira de lucrar com isso. O “pai do Java” e um grupo de desenvolvedores tiveram a ideia de escrever um único código, que transmitido através de um hardware, dialogaria com vários aparelhos diferentes (TVs, Videogames, eletrodomésticos).

A linguagem, chamada de Oak, na época fracassou, pois era caro produzir chips para diferentes aparelhos. Mas tudo mudaria em 1995 com o crescimento da internet e a chegada de novos navegadores, que geraria uma nova oportunidade para Gosling e sua ideia anterior.

Surge então, em 1995, o Java, capaz de rodar em vários dispositivos e sistemas operacionais, com o benefício da liberdade de quebrar a dependência em relação a sistemas operacionais e navegadores.

Em 2004, Java atingiu a marca de 3 milhões de desenvolvedores no mundo todo e desde então só vem crescendo e se solidificou como uma referência no mercado de desenvolvimento de software.

Hoje, mais do que a linguagem, o enfoque se dá na plataforma Java, por conta de suas características de multiplataforma, gerenciamento de memória, segurança, otimização, Sandbox e JIT Compiler.

Próximo ArtigoBootstrap