Microsoft .NET

(Last Updated On: 11 de abril de 2019)

O .NET Framework é um ambiente de execução, que oferece variedade de serviços aos aplicativos em execução e consiste em dois componentes principais, o CLR (Common Language Runtime) e a biblioteca de classes.

Tudo começou quando a Microsoft utilizava o JAVA e essa linguagem não se comunicava bem com as bibliotecas de códigos nativos já existentes. Por isso, a empresa decidiu criar sua implementação do Java, o J++. O problema do J++ é que ele violava o licenciamento com a Sun (empresa criadora do Java) por só poder ser executado no ambiente Microsoft.

Para resolver esse problema, a Microsoft começou a trabalhar em uma nova plataforma interna que posteriormente foi chamada de .NET. Além da plataforma foi desenvolvida uma nova linguagem de programação, o projeto COOL (C-like Object Oriented Language). Em 2002 foi lançado o C# 1.0, junto com o ambiente .NET e hoje a linguagem já está em sua versão 7.0 e o .NET na versão de 4.7.

Entre os serviços que o .NET fornece aos aplicativos estão o gerenciamento de memória, uma biblioteca de classes abrangente, estruturas e tecnologias de desenvolvimento, interoperabilidade da linguagem, compatibilidade de versões, multiplataforma e etc.

FIQUE POR DENTRO

Próximo ArtigoOracle