Oracle

O Oracle é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB) comercializado pela Oracle Corporation, fornecedora de softwares de negócios. Nascido em 1979,  é considerado o primeiro banco de dados relacional comercializado no mundo.

Desde 1985 ele pode ser considerado multiplataforma, podendo ser instalado em diversas plataformas como o Linux, Unix, BIM AIX, Windows, IBM VMS e etc.. Hoje, segundo a empresa, eles já possuem mais de 430 mil clientes, em 175 países.

A Oracle sempre investiu em aprimoramento para seu BD e procura se destacar de seus concorrentes adicionando novas funcionalidades ao seu SGBD. Algumas delas são:

  • Documentação bem detalhada, que possibilita maior conhecimento dos recursos do BD;

  • Leitura consistente de dados, que permite um usuário ler os dados de uma linha já escrita, enquanto outro atualiza a mesma;

  • Arquitetura flexível com recursos para otimização de performance;

Outro ponto que conta de forma positiva para a Oracle dentre os outros BDs são os recursos de segurança e performance. Ele é considerado flexível e rico em recursos para otimização de performance por possuir estrutura com os componentes SGA – grupo de estruturas de memória compartilhada, PGA – área da estrutura do banco de dados que inclui dados e informações de controle, UGA – estrutura que se destina a memória de uma sessão de usuário e por fim, o software code area – áreas que armazenam o código a ser executado. A versão atual da Oracle é a 19c, lançada em fevereiro de 2019.

Próximo ArtigoPHP