Spring

(Last Updated On: 2 de maio de 2019)

O Spring é um framework open source criado para facilitar o desenvolvimento de aplicações utilizando conceitos de Inversão de Controle e Injeção de Dependências. Isso permite integração, segurança, testes, desenvolvimento web e, mais importante, um conceito que permite criar soluções mais fáceis de compreender e dar manutenção. 

Criado por Rod Johnson, ele visava atender as demandas dos programadores que enfrentavam dificuldades para criar aplicações corporativas. Diferindo dos frameworks voltados para isso na época, que apresentava soluções pesadas, necessitava servidores de aplicações pesadas e fazia todo o processo ser lento, o Spring foi em outra direção, simplificando a programação em Java.

A primeira diferença é a não necessidade de um servidor de aplicação para funcionar, fazendo uso apenas da JVM. O Spring também utiliza apenas o que é necessário para o projeto, gerando uma arquitetura mais leve, fácil de compreender, manter e evoluir o projeto.  Outro diferencial é que por ele ser baseado na inversão de controle e injeção de dependência, oferece um contêiner que é responsável por criar e gerenciar os componentes da aplicação.

O Spring se tornou muito popular na comunidade Java, por possuir características fundamentais da estrutura e oferecer extensões para construção de aplicações web em cima da plataforma, mesmo não sendo restrito a um modelo de programação específica.

FIQUE POR DENTRO

Próximo ArtigoJSON