Ícones femininos na história da tecnologia

Ícones femininos na história da tecnologia
leticia-mayumi
leticia-mayumi

Compartilhe

Imagem de destaque #cover

Se te perguntassem hoje todas as mulheres ícone que você conhece na história da humanidade, quantas conseguiria lembrar? E dentro da sua área profissional?

Muitas pessoas (até mesmo eu) poderiam acabar lembrando de alguns poucos nomes…

Ao longo da história acabamos dando pouca evidência às grandes conquistas femininas e passamos batido por uma série de eventos muito interessantes.

Por isso, dia 8 de março homenageamos as mulheres de todo o mundo, trazendo algumas informações bem legais.

Mas, já se perguntou por que celebramos esse dia?

O Dia Internacional da Mulher

Existem algumas hipóteses sobre a origem da escolha para o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher, mas, basicamente, podemos dizer que esse dia foi um marco instituído pelas diversas reivindicações feitas por mulheres no século XX.

Esse foi um período de intensa industrialização e as mulheres começaram a participar ativamente dessas novas atividades, trabalhando em grandes indústrias com intensas jornadas e péssimas condições de trabalho.

Passaram então a reivindicar seus direitos trabalhistas, assim como diversos outros movimentos na época, através de greves e outras manifestações.

Só na década de 1970 a ONU oficializou a data e, dali pra frente, diversas celebrações começaram a acontecer anualmente.

E, se formos olhar a fundo pelas diversas coisas que encontramos da participação feminina na história, podemos destacar algumas pessoas que marcaram grandes feitos.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Personalidades femininas na história

Nas diversas áreas temos a participação de mulheres que trouxeram sua presença de forma muito significativa.

Especialmente hoje, a Alura preparou um visual diferente para a página inicial da plataforma, com algumas dessas mulheres que revolucionaram na área de TI.

Temos, por exemplo, alguns nomes como Margareth Hamilton, que desenvolveu o programa de voo usado no projeto Apollo 11, software que impediu que o pouso na Lua fosse abortado por falha humana, assim como Dorothy Vaughan, liderando a seção de programação da Divisão de Análise e Computação do Langley Research Center (NASA).

Além disso, temos também a Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história, que criou o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina e a Edith Clarke, a primeira engenheira elétrica da história, inventora da calculadora gráfica.

Estas foram as homenageadas deste ano pela Alura em tecnologia. :)

Mas ainda podemos falar um pouco de alguns nomes muito relevantes em outras áreas, como em UX, com Elizabeth Churchill, diretora de User Experience na Google, trabalhando com HCI (Human-Computer Interaction), Paula Scher, na parte de Design Gráfico, uma das mais influentes designers no mundo atualmente, especializada em tipografia.

A primeira CEO da General Motors, Mary Barra, que foi considerada uma das mulheres mais poderosas na área de business, segundo a revista Fortune, e é a primeira mulher a ocupar um cargo tão alto em uma empresa de automóveis.

E estes foram apenas alguns exemplos de grandes nomes!

Abrindo mais espaço

Ao longo de todos esses anos as mulheres vem ganhando mais espaço em diversas áreas, quebrando antigas barreiras e criando novas pontes.

Ainda assim, não podemos esquecer de todas as movimentações que aconteceram no passado para que hoje pudéssemos ter chegado tão longe nessas conquistas.

Essa data especial para as mulheres vem apenas para lembrar de tudo o que já conquistamos e o que ainda podemos conquistar. :)

E veja também outras homenagens super legais que tivemos por aí, como a websérie Vida de programadora, com o primeiro episódio aqui:

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão