Liberada a apostila gratuita de SQL da Alura

Liberada a apostila gratuita de SQL da Alura
Alex Felipe
Alex Felipe

Compartilhe

Sempre quis aprender sobre SQL e banco de dados mas não teve oportunidade ou simplesmente não conseguiu nenhum material que focasse com exemplos do mundo real, seus problemas e soluções do dia a dia?

Pensando nisso, escrevi a apostila de SQL e modelagem com banco de dados! Você pode baixá-la aqui.

Esta apostila é baseada nos cursos dos instrutores da Alura e ensina desde os princípios básicos a assuntos mais avançados sobre SQL e banco de dados.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

A nossa intenção é dar a oportunidade do aluno aprender sobre SQL e modelagem de dados dando ênfase sempre que possível na compatibilidade entre bancos.

Na apostila usamos o MySQL para ver desde a criação de um banco e suas tabelas até como funcionam diversos tipos de joins no mundo real.

Com essa iniciativa, esperamos retribuir o constante apoio da comunidade de profissionais de tecnologia. E, claro, toda ajuda e opinião são sempre bem vindas :)

Bons estudos!

Alex Felipe
Alex Felipe

Alex é instrutor e desenvolvedor e possui experiência em Java, Kotlin, Android. Atualmente cria conteúdo no canal https://www.youtube.com/@AlexFelipeDev.

Veja outros artigos sobre Data Science