Lidando com data e hora C#

(Last Updated On: 25 de abril de 2019)

Uma empresa de estacionamento precisa registrar o dia e hora de entrada e saída dos carros e, atualmente, realiza esse processo manualmente, inserindo no sistema cada informação em um campo separado:

Entrada:


Console.WriteLine("Digite a data e hora da entrada");

String dataEntrada = Console.ReadLine();

Console.WriteLine(dataEntrada);

Saída:


Console.WriteLine("Digite a data e hora da saída");

String dataSaida = Console.ReadLine();

Console.WriteLine(dataSaida);

No final do mês, ao analisar em uma tabela a lista de entradas e saídas tínhamos alguns valores meio estranhos:

Data (entrada – saída) Hora (entrada – saída)
12102000 1210000 12h30 – 11h30
08/03/2019 10/02/2019 11:00 – 11:00
01-02-2015 05/08/2019 10:00h – 10:30h
00-00-0000 20/02-2006 23:00h – 14:30h
31-12-2012 30-12-2012 12:00h – 13:00h
2018/02/24 2018/03/07 11:00am – 22:00pm

Essa tabela tem algumas datas que estão com os valores formatados sem padronização, além de ter valores que não têm sentido, por exemplo:

  • Entrada com data posterior a da saída (ENTRADA: 31-12-2012, SAÍDA:30-12-2012);
  • Entrada com valores zerados, como (00-00-000);
  • Horário com padrão americano (am e pm), indicação de horas com “h” e sem, etc. americano.

Então, para evitar este tipo de erro, podemos deixar uma formatação já pré-definida, ou seja, podemos criar um padrão para que esses valores sejam recebidos sempre da mesma forma. Assim garantimos que apenas surgirão valores padronizados e essa confusão deixa de existir. Mas como fazemos isto em C#?

Atualmente, o valor recebido de data e hora está contido em uma String. Com isto nós podemos colocar qualquer valor nela seja em texto ou em número, mas a String pode conter erros de formatação e, além disso, do jeito que está implementada agora não contém nenhuma validação.

Utilizar String para fazer a formatação e validação demandaria muito tempo e código, pois teríamos que fazer a formatação muito detalhada, validando cada fragmento de data e hora, como por exemplo funções para validar se está com os valores corretos. Felizmente, no C# temos um tipo específico para fazer essa validação e formatação de data

Formatação de data e hora

No C# temos o DateTime que é uma classe específica para trabalhar com data e hora e também formatar de maneira mais fácil e ainda contém algumas funções para data e hora.

Vamos utilizar a instância direta do DateTime:


 DateTime data = new DateTime();

 Console.WriteLine(data);

E teremos esse resultado:

01/01/0001 00:00:00

Este não é o resultado que nós gostaríamos. Este valor é retornado quando não passamos nada no construtor, pois é a data padrão que está no definida no DateTime. Então vamos passar os valores para o construtor desta vez e ver como fica. Ele espera os valores de: ano, mês, dia, hora, minuto, segundo.

Então vamos usar como por exemplo a data: 01/05/2019 e a hora 13:52:22. Quando colocarmos os valores no construtor, a variável terá, por padrão, os valores que estão definidos no construtor.

Depois disso criaremos as variáveis de ano, mês e dia para o código ficar mais legível e atribuir elas no construtor do nosso DateTime.


int ano = 2019;
int mes = 05 ;
int dia = 01 ;

DateTime dataEntrada = new DateTime(ano, mes, dia);

Mas como mostramos nosso horário formatado na tela? Usamos o Console.WriteLine para isto.

Console.WriteLine(dataEntrada); 

Nosso valor de saída então vai ser:

01/05/2019 00:00:00

Porém com isto a hora está com os valores padrão do construtor, então vamos colocar a hora, minutos e segundos, então vamos fazer o mesmo procedimento atribuindo os valores nas variáveis e colocar os valores no construtor.


int hora = 13;

int minuto = 52;

int segundo = 22;

DateTime dataEntrada = new DateTime(ano,mes,dia,hora,minuto,segundo);

Console.WriteLine(dataEntrada);

Nossa saída vai ser:


01/05/2019 13:52:22

Nossa saída está de acordo com data, hora e formato o nosso sistema operacional ou seja se por exemplo nós rodamos este mesmo código em um compilador online que a data, hora e formato está com formato americano qual vai ser nossa saída?

A nossa saída vai ser em formato americano, pois está pegando de acordo com o que está definido no sistema.


5/1/2019 1:52:22 PM

Para que isto não aconteça vamos definir o locale da queremos a data, como podemos fazer isto? Vamos primeiramente importar duas bibliotecas a Threading que é a de criar um thread (um novo processamento, no nosso caso para a formatação) e o Globalization para definirmos a região que queremos.

Para importar as bibliotecas temos que fazer assim e vamos por no topo do nosso código para que fique mais organizado:


using System.Globalization;
using System.Threading;

Como no compilador online não funciona, vamos testar mudando o nosso horário, que está com o formato brasileiro, para o formato americano, passamos no construtor o formato que queremos, “en-us,” e o outro se é necessário usar as configurações de cultura do sistema.

Então vamos colocar a modificação do horário antes da formatação da data.


Thread.CurrentThread.CurrentCulture = new CultureInfo("en-us", false);

Sendo assim nosso código fica do seguinte jeito:


Thread.CurrentThread.CurrentCulture = new CultureInfo("en-us", false);

int ano = 2019;

int mes = 05 ;

int dia = 01 ;

int hora = 13;

int minuto = 52;

int segundo = 22;

DateTime dataEntrada = new DateTime(ano,mes,dia,hora,minuto,segundo);

Console.WriteLine(dataEntrada);

E teremos a seguinte saida:


5/1/19 1:52:22 PM

Vamos fazer a troca do en-us para o pt-BR para que sempre que tivermos uma data ela fique no padrão brasileiro.


Thread.CurrentThread.CurrentCulture = new CultureInfo("pt-BR", false);

Mas toda vez que a gente tiver uma entrada ou saída nova temos que declarar isso no construtor e ainda assim continua um processo manual, podendo acontecer erro mais uma vez.

Para que este processo não seja todo manual, temos que procurar uma função que pegue o valor atual da hora e data para fazer essa atribuição. Mas qual função usar?

Vamos trabalhar com o Now

Vamos utilizar a função Now do Datetime, que pega a data e hora atual do seu sistema operacional, com isto ele faz a atribuição do horário para variável de maneira automática.

E como definimos para pegar a formatação do Brasil, não precisamos nos preocupar como vai vir a data e nem se ela será digitada errada.


DateTime dataEntrada = DateTime.Now;

Console.WriteLine(dataEntrada);

Nosso valor de saída vai ser a hora atual do meu sistema.


01/05/2019 14:20:11

Conclusão

Nós começando com datas mal formatadas, onde não havia padronização e nenhum tipo de validação para saber se a data está certa, o que dificultava o trabalho de quem precisava analisar esses valores depois.

Poderíamos utilizar uma String para fazer esta validação e formatação de data, mas isto seria muito complicado, pelas questões de tempo e de código, que ficaria gigante.

Para isso utilizamos o DateTime, que formata nossa lista de uma maneira mais padronizada e de fácil compreensão para quem vai analisar ela, as data vão ficar formatadas de maneira correta e de mais fácil compreensão.

E aí, o que achou do post? Fica até mais fácil trabalhar com datas no c# agora, não acha? Se quiser continuar estudando sobre o assunto, dê uma olhada em nossos cursos na Alura de C# continue aprendendo!

FIQUE POR DENTRO

Próximo ArtigoComo funciona o modo privado do navegador