Microlearning: conheça as principais vantagens para treinar a sua equipe

Microlearning: conheça as principais vantagens para treinar a sua equipe
Lenka Rejfirova
Lenka Rejfirova

Compartilhe

Vamos imaginar o seguinte cenário: você precisa treinar o Thiago, futuro líder de design na sua empresa, em Scrum e Usabilidade. Ele também deveria se aprimorar em design com Sketch.

Então, você acaba escolhendo três treinamentos, todos com duração de 7 horas e online, para otimizar o tempo. Ficou combinado que o Thiago fará os três cursos em três dias, sempre nas segundas-feiras.

O problema dos treinamentos extensos

Durante o período da capacitação, ele dedica o seu horário de trabalho exclusivamente a ela, sem contribuir com o desenvolvimento do trabalho do seu cargo. Ele não está disponível para a sua equipe ou para resolver situações urgentes. Assim, é possível notar que na terça-feira, ele chega cansado e tem muito trabalho acumulado para fazer.

Quando você pergunta como vão os cursos, Thiago diz que está tudo bem, mas que não deu tempo de praticar alguns assuntos das aulas e que queria ainda pesquisar e aprender mais sobre o tema para poder implementar as técnicas aprendidas no trabalho de seu time.

O que podemos ver nesta situação? Talvez, seja muito conteúdo por vez? E se o Thiago dividisse os cursos e diminuísse o ritmo para poder dedicar-se também ao trabalho com o seu time e, por exemplo, já começar a testar o que aprendeu nos cursos? Ele também poderia ver outros conteúdos ao estudar, para ter mais exemplos práticos e pontos de vista diferentes.

Então, como podemos fazer com que o Thiago aprenda, pratique e ainda tenha tempo para estar presente e apoiar seu time?

Banner da Imersão Phyton: Inscreva-se gratuitamente na Imersão Phyton da Alura e mergulhe em análise de dados!

Microlearning em treinamentos corporativos

Participar de treinamentos mais extensos, nos quais o colaborador tem de absorver muito sobre um único assunto, pode ser cansativo e interferir na produtividade desta pessoa.

A Grovo, empresa que oferece soluções de treinamentos corporativos, foca no microlearning no ambiente corporativo por várias razões. Uma das mais importantes é a flexibilidade desta metodologia, que permite os funcionários a distribuírem a aprendizagem dentro de suas agendas.

Outro ponto positivo é que o microlearning simula a aprendizagem que experimentamos naturalmente ao longo de nossas vidas: as pequenas doses de conhecimento. Consumi-las nos permite evoluir em assuntos mais específicos que fazem parte de todas as habilidades que possuímos em conjunto.

Por outro lado, consumir conteúdos educativos em partes menores e de forma constante pode ser mais eficaz, pois isso permite aos colaboradores um ganho de conhecimento específico em doses pequenas, sem interferir na execução de suas tarefas diárias.

Quando menos é mais

Na situação anterior, vimos que Thiago passava 7 horas de um dia participando do treinamento, sem contribuir com o desenvolvimento do trabalho da sua equipe.

Porém, não seria mais produtivo e menos cansativo se ele ficasse produzindo por um período maior do seu horário, ficando disponível para discutir tópicos novos com a equipe ou resolver quaisquer tarefas urgentes? Assim, ele dedicaria um tempo menor à aprendizagem, seja assistindo cursos em vídeo, lendo artigos ou participando de uma palestra perto da empresa.

Microlearning em treinamentos corporativos

A ideia do microlearning é oferecer aprendizado de curta duração e alto aproveitamento, como vídeos e textos sobre um determinado assunto, ou cursos presenciais mais enxutos, e workshop e palestras especializados.

Neste modelo de aprendizagem, os membros da equipe conseguem ser mais ágeis e flexíveis, e é por isso que o microlearning está ganhando espaço nos treinamentos corporativos.

Uma das principais tendências de 2018 nas empresas eficientes

Justamente por se encaixar de forma confortável na rotina de uma equipe, o microlearning está ganhando espaço nos setores de treinamento e desenvolvimento.

A pesquisa da Association for Talent Development mostra que as empresas que já usam o microlearning adotaram essa metodologia para mesclar conteúdos curtos com treinamentos mais tradicionais – tais como cursos de longa duração. O formato mais usado são vídeos e cursos online, em que os colaboradores participam de acordo com o seu ritmo.

De forma similar, a Kineo, uma facilitadora de alta performance de negócio mediante aprendizagem e tecnologia, vê o uso dos conteúdos educacionais curtos como uma ponte entre programas de treinamento mais extensos e o suporte do dia a dia de líderes, ou de um colaborador para o outro. Ainda segundo a empresa, em 2018, o microlearning chegará ao topo das pesquisas das empresas que procuram por treinamentos.

Como aplicar o microlearning na sua empresa

Para adotar essa metodologia eficaz no seu time, procure nivelar os métodos mais formais de treinamento usados na sua empresa com os aprendizados mais enxutos do dia a dia.

Por exemplo, combine treinamentos presenciais com duração de uma semana (ou mais) com vias mais informais, como webinars, hangouts com especialistas no assunto, vídeos curtos no YouTube ou cursos online. Assim, os colaboradores adquirem conhecimento e novas habilidades de diversas formas.

Microlearning em treinamentos corporativos

Também recomendamos que você incentive os colaboradores a consumirem conteúdos de forma intercalada. Desta forma, eles podem evitar o cansaço de aprender muito sobre um assunto de uma vez só.

Vamos voltar ao exemplo do nosso futuro líder de design, o Thiago. Em vez dele fazer um curso extenso e depois começar outro, ele pode adotar o microlearning da seguinte maneira: na segunda-feira, ele assiste um curso de Scrum; na terça, lê um pouco de um livro sobre liderança; na quarta, participa de uma palestra sobre Usabilidade; na quinta, aprimora-se praticando no Sketch; e na sexta, continua com o curso de Scrum.

Explore o blended learning

A combinação de recursos online e treinamentos presenciais, também chamada de blended learning, pode entrar em pauta na hora de criar uma estratégia de desenvolvimento de talentos na sua empresa.

Por exemplo, você pode usar cursos presenciais em áreas em que é necessário experimentar as habilidades e “pôr a mão na massa”, enquanto os cursos online, artigos ou webinars podem servir perfeitamente na preparação para a prática, especializações, atualizações ou em assuntos que não requerem explicação do instrutor em tempo real – onde o colaborador consegue aprender seguindo instruções do curso, vídeo ou artigo.

O blended learning também pode ser de grande ajuda na hora de repensar o orçamento. Os cursos presenciais exigem investimento de tempo e recursos financeiros além do próprio treinamento, como o deslocamento dos participantes ou do instrutor. Assim, mesclar a capacitação presencial com cursos online auxilia otimizar o investimento.

Maximize o tempo produtivo com o mobile learning

Recomendamos também o uso do mobile learning. Essa modalidade de ensino permite as pessoas da sua empresa a aprenderem em horários e locais mais convenientes, possibilitando uma maior flexibilidade na hora de participar de um treinamento.

Com um aplicativo de cursos online em que seja possível baixar os conteúdos para consumi-los também offline, um funcionário pode aprender até em horários que normalmente são improdutivos, tais como o trajeto ao trabalho.

Potencialize a cultura de aprendizado

Inclua na sua estratégia de aprendizagem pesquisa e leitura de artigos ou livros, e incentive os colaboradores a tomarem um pequeno período do seu horário de trabalho exclusivamente para o estudo.

Microlearning em treinamentos corporativos

Se os seus funcionários se interessam por palestras ou outros eventos que podem acrescentar na vida profissional, isso pode ser mais um uso criativo de microlearning. Os membros da equipe podem compartilhar o conhecimento com os colegas, assim contribuindo com uma cultura forte de aprendizado na empresa.

Microlearning: uma aprendizagem de alto impacto

O ponto forte do microlearning é o impacto que ele pode ter nas pessoas dentro da sua empresa, independente do tempo consumido com a aprendizagem.

Em outras palavras, um curso online com duração de 5 horas de vídeos e exercícios pode fazer uma diferença muito grande para um colaborador. Este pode adquirir o mesmo conhecimento como se estivesse participando de um treinamento mais extenso, que interferisse no trabalho em equipe ou talvez tivesse um custo elevado para a empresa.

Combinar as formas mais tradicionais de aprendizado corporativo com vias informais – uso de artigos, vídeos curtos ou webinars – é um caminho que leva à eficiência e à flexibilidade. Com o microlearning, a sua equipe consegue aprender e, ao mesmo tempo, ser produtiva.

E como é a sua empresa? A sua equipe já aprende com conteúdos curtos no dia a dia? Ou você pensa em incluir o microlearning em sua estratégia de desenvolvimento?

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão