Saiba como e onde conseguir trabalhos como freelancer!

Saiba como e onde conseguir trabalhos como freelancer!
priscila.stuani
priscila.stuani

Compartilhe

O mercado de trabalho tradicional, que contrata os colaboradores no regime da CLT, não tem dado sinais de que vai se recuperar tão cedo da recessão pelo qual o país passa. O trabalho freelance tornou-se uma opção viável e rentável para muitos profissionais que buscam qualidade de vida, remuneração justa e um maior controle sobre as atividades que desenvolve.

Ele também é uma opção para quem está começando na carreira.

Conseguir mais trabalhos como freelancer passou a ser a meta desses profissionais, que aperfeiçoam suas técnicas e oferecem oportunidades com preços mais competitivos para os clientes.

Como conseguir trabalhos como freelancer?

Para que você consiga trabalhos como freelancer, é necessário adotar algumas boas práticas e estratégias que te conduzam a esse objetivo. Nós listamos as principais a seguir. Confira!

Crie um portfólio

Como um cliente pode avaliar sua capacidade de realização se você não possui um portfólio? O portfólio facilita a identificação do cliente com o seu trabalho, pois ele enxerga nos exemplos apresentados o que ele deseja para o seu negócio.

Tenha um site que reflita o quão profissional você é. Opte pela aquisição de um domínio próprio, que transmite mais profissionalismo, e tenha um site responsivo e fácil de navegar. Deixe seus contatos em um ponto de fácil visualização e atualize seu portfólio com frequência.

Pratique o networking

Ative os seus contatos e busque, entre eles, os clientes potenciais que estão interessados no seu trabalho. Após identificar esses prováveis clientes, agende um encontro pessoalmente para apresentar seu portfólio e propor serviços.

Participe de eventos como palestras e eventos gratuitos, pois neles você pode encontrar potenciais clientes. Se você trabalha como designer de e-commerce, por exemplo, um evento com empreendedores que buscam turbinar seus negócios pode oferecer oportunidades únicas para o seu trabalho.

Seja ativo nas mídias sociais

As mídias sociais não servem apenas para você se relacionar com amigos e familiares. O Facebook, por exemplo, permite a criação de fan pages com finalidade comercial. Crie a sua e comece a divulgar seu trabalho.

Outra rede social que pode trabalhar ao seu favor é o LinkedIn. Essa rede social voltada para profissionais tem, frequentemente, recrutadores e clientes buscando por freelancers que desenvolvam atividades específicas em curto prazo.

O YouTube também pode te ajudar a encontrar novos clientes. Além de divulgar depoimentos de seus clientes sobre o serviço que você desenvolve, aproveite o canal para discutir temas relacionados ao seu trabalho e propor melhorias para a área. Fomentar a discussão sobre um tema também é uma forma de encontrar freelances.

Envie e-mail marketing

Crie uma lista de contatos profissionais. Assim que começar a trabalhar como freelancer, dispare um e-mail marketing para essa lista contando sobre suas atividades. Para alimentar sua lista de e-mails, coloque em seu site algumas formas de capturar novos contatos. Isso pode ser feito por meio de formulários e compartilhamento de conteúdo relevante, trocando o conteúdo pelo contato.

Apresente-se para as agências

As agências de publicidade e de comunicação necessitam, frequentemente, de profissionais freelancer. Elas buscam oferecer diversas soluções para os seus clientes, porém nem sempre contam com uma equipe especializada em certos assuntos.

Combine uma reunião com os proprietários da agência e apresente seu portfólio. Mostre como seu trabalho pode fazer a diferença para os clientes deles saber quais são os trabalhos desenvolvidos pela agência é fundamental, portanto faça uma pesquisa com antecedência para chegar com bons argumentos.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Onde conseguir trabalhos como freelancer?

Agora que você sabe as estratégias para encontrar trabalhos como freelancer e aumentar sua base de clientes, nós listamos os sites especializados em divulgar vagas para profissionais como você. Confira!

GetNinjas

O GetNinjas é uma plataforma virtual que serve para anunciar os mais diversos tipos de serviços. Quem presta os serviços precisa fazer um cadastro, que permite fazer uma página pessoal para descrever o tipo de serviço que presta, inserir fotos e divulgar as avaliações do seu trabalho. O GetNinjas também tem um aplicativo para smartphones que permite receber notificações quando algum cliente entra em contato solicitando novos orçamentos.

Nearjob

Com design simples e fácil de navegar, o Nearjob é um serviço gratuito para freelancers que desejam conseguir mais clientes. Uma das vantagens desse site é a intermediação do pagamento entre você e o cliente, permitindo receber o pagamento assim que o trabalho for marcado como concluído.

Logovia

O Logovia é voltado para freelancers que trabalham com a criação de produtos gráficos, como cartões, folders, identidade visual e logotipos. Os clientes preenchem uma ficha com o objetivo do trabalho e o orçamento disponível, permitindo que mais de um freelancer realize o trabalho, em uma espécie de concorrência. O cliente escolhe o vencedor, que, ao final, receberá o valor disponível para orçamento. O envio dos trabalhos e o pagamento são feitos por intermédio do site.

Prolancer

Uma das plataformas mais completas para quem busca oportunidades freelance de trabalho, o Prolancer apresenta em sua plataforma uma série de trabalhos disponíveis. Os clientes descrevem suas necessidades e apontam os orçamentos. Caso você queira pegar algum dos trabalhos, basta se candidatar e enviar o seu preço, portfólio e diferenciais.

Freelancer.com

Ideal para quem tem fluência em mais de um idioma, pois encontra-se presente em quase 250 países, o Freelancer.com apresenta cerca de 270 mil ofertas de trabalho sem vínculos empregatícios. O pagamento é em moeda estrangeira, no caso, o dólar — que está valorizado. O valor médio por trabalho é de 200 dólares, aproximadamente R$600,00.

99freelas

O 99freelas permite o seu cadastro por e-mail ou pela sua conta do Facebook. Informe suas habilidades, experiências e demais informações. Depois de criar o cadastro, basta pesquisar entre os trabalhos disponíveis aqueles que sejam gratificantes para você. A plataforma também recomenda alguns freelances de acordo com o seu perfil profissional, habilidades e interesses. O site permite que cada usuário opte por ter um plano gratuito ou pago.

Trampos

Nascido no Twitter como divulgador de vagas, o Trampos passou a ser uma plataforma que agrega diversas oportunidades de trabalho — para freelancers ou não. De navegação simples e intuitiva, o Trampos permite que você escolha as vagas por meio de filtros que separam a sua área de atuação e o tipo de contratação que está buscando. Os usuários que pagam o plano mensal do site têm direito a receber as vagas com algumas horas de antecedência, o que aumenta a visibilidade desses profissionais e as chances de conquistarem a oportunidade.

Quer saber mais sobre sobre marketing digital, marketing pessoal, personal branding e carreira profissional? Conheça os cursos e Formações da Alura e fique por dentro!

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão