Utilizando export.modules no Node.js

Utilizando export.modules no Node.js
Felipe Nascimento
Felipe Nascimento

Compartilhe

No artigo sobre arrow functions criamos um módulo para imprimir o código da turma e o nome dos funcionários da escola. Agora o back-end precisa utilizar esse mesmo módulo, mas por enquanto o nosso código só funciona no lado do navegador.

O back-end possui um único arquivo chamado app.js e o que queremos é encontrar uma maneira de reutilizar nosso módulo dentro desse arquivo sem precisar reescrever a classe novamente. Como podemos fazer isso?

Importando nosso código

Como o back-end é escrito em Node.JS, podemos fazer uso de uma função chamada require que vai ser responsável por chamar o nosso módulo moduloDeImpressao.js para dentro do nosso app.js. É essa função que vai ler e interpretar nosso módulo. Assim podemos reutilizar o nosso código sem precisar reescrever a nossa classe.


const impressao = require('./moduloDeImpressao');
imagem do terminal com erro

Como podemos ver, algo de errado aconteceu. Se o require é o responsável por chamar o nosso módulo para a aplicação principal, por que então não conseguimos utilizar o método imprime para imprimir os nomes dos funcionários e o código da turma?

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando o texto

Exportando nosso código

O require é responsável por interpretar e retornar o conteúdo do código para que possamos utilizar na aplicação principal, porém o que está acontecendo é que ele não está encontrado nada exportável dentro do arquivo, ou seja, nada está publico.

Para que o nosso código funcione na aplicação principal além de importar temos que lembrar de exportar também, ou seja, deixar o nosso código visível para a aplicação principal. Para fazermos isso utilizamos o module.export, com isso nosso código fica da seguinte maneira:


class ModuloDeImpressao {
  constructor() {
    this._codigo = 10;
   }
  imprime(nomes) {
    nomes.forEach(nome => {
        console.log(`${this._codigo}: ${nome}`);
     });
   }
}
module.exports = ModuloDeImpressao; 

Agora conseguimos ver a saída:

image alt text

Com a utilização do module.export conseguimos atingir nosso objetivo que era tornar nosso código reutilizável sem precisar reescrever dentro da aplicação principal, mas como o module.exports funciona?

Exports

O sistema de módulos do Node.js é responsável por criar o objeto module.export e o export aponta para esse objeto, podendo ser usado para retornar funções e objetos bastando somente adicioná-los ao export.


exports.imprimir = function( ) { 
  console.log(‘ Meu nome é Yan ’);
}

Como o exports é uma referência para o module.exports utilizamos essa sintaxe apenas para adicionar objetos e funções, se precisarmos exportar algo como uma classe vamos precisar utilizar o module.exports

Se ficou interessado em como o Node.js funciona e como você pode utilizá-lo melhor, aqui na Alura temos uma formação desenvolvedor Node.js. Nela, você verá como criar um servidor web, trabalhar com persistência de dados, utilizar middlewares, dentre outras muitas coisas.

Felipe Nascimento
Felipe Nascimento

Desenvolvedor e instrutor na Alura com foco em JavaScript.

Veja outros artigos sobre Front-end